Primeiramente, antes de escolher a melhor plataforma de marketplace você precisa entender o que é um marketplace.
Marketplace é um site que funciona como um grande shopping center, onde várias pessoas vendem seus produtos ou serviços.
Ou seja, você provavelmente já usou algum marketplace na vida, quer ver?
O Uber é uma plataforma que conecta você a um motorista que fará o percurso que você inseriu no app, onde o pagamento pode ser online ou diretamente ao motorista.
Da mesma forma, o Booking é uma plataforma de viagens, onde você encontra sua estadia, aluguel de carro e até passagem aérea no mesmo site.
Você escolhe qual o prestador do serviço de viagem que deseja e pode pagar também pelo site, app ou, no caso de hotéis e pousadas, no check-in.
E claro, os gigantes Magalu, Mercado Livre e Americanas, que são os maiores sites de compra online do Brasil, também são marketplaces.
Contudo, como saber a melhor plataforma para meu negócio?
Continue sua leitura para saber mais!
Por que usar uma plataforma de marketplace?
Em síntese, você percebeu que compra ou já comprou em marketplace e nem se deu conta de já ter usado tal tipo de e-commerce.
Segundo pesquisa da PwC, 95% dos brasileiros já compraram em marketplace e cerca de 44% pretendem voltar a comprar.
Uma boa vantagem deste tipo de plataforma é que, as mais conhecidas estão consolidadas no mercado e o custo inicial do empreendedor é baixo, se comparado com a abertura de uma loja virtual do zero.
Quer saber as diferenças entre loja virtual e marketplace? Leia nosso post sobre o assunto!
Igualmente, as plataformas de marketplace já tem alto tráfego de visitas que, teoricamente, fará com que você tenha mais visibilidade e vendas.
Auxílio dentro do marketplace
Um item importante a considerar é a experiência que o comprador terá no marketplace adquirindo seu produto.
Um site que responda bem, sem bugs e dê total suporte para o cliente e para você já tem pontos ganhos a seu favor.
No entanto, para uma boa experiência do usuário você precisa fazer sua parte em relação a seu produto ou serviço anunciado.
Os produtos devem ter fotos de alta resolução, para que o consumidor possa ver os detalhes do que está comprando.
Não se esqueça que ele não vê fisicamente ou toca para ter certeza na aquisição.
Tanto para produtos quanto para serviços a descrição também é imprescindível. Então, coloque todas as informações possíveis para passar segurança ao seu cliente.
Um ponto que há dentro dos marketplaces que auxilia você a aumentar suas vendas é a boa reputação do produto, ou seja, as famosas estrelas da avaliação.
Quanto melhor a reputação do seu produto em relação ao da concorrência, melhores as chances de fidelizar este consumidor para o seu negócio.
Outros pontos a considerar na sua escolha
Para decidir sobre qual a melhor plataforma de marketplace para seu negócio existem outros aspectos a refletir.
Um deles é onde você deseja chegar, pois a indicação para uso do marketplace é para lojas que querem uma extensão de sua loja física ou para aqueles que estão começando no e-commerce.
As plataformas já tem tudo que você precisa para começar online, como gateways de pagamento, estrutura de marketing e suporte para qualquer demanda, principalmente os marketplaces segmentados.
Veja abaixo mais itens a considerar na sua escolha, além dos já mencionados.
Como é seu público
Quando você já tem um empreendimento físico, é fácil saber se o seu cliente é adepto a compras online e qual ou quais sites ele usa, com uma pesquisa direta e rápida.
No caso de quem está começando, esta pesquisa será mais complexa, já que você ainda não tem clientes. Mas a internet e as redes sociais podem te ajudar, além de pessoas próximas.
Pergunte ou pesquise informações sobre seu público-alvo para saber qual plataforma de e-commerce escolher para gerar faturamento em menos tempo possível.
Estrutura da plataforma de marketplace
Já mencionamos o atendimento e a responsividade do site, mas ainda é preciso saber se o marketplace escolhido tem:
- Divulgação;
- Reputação;
- Estrutura;
- Percentual de comissão relativa a vendas;
- Outros serviços agregados.
Caso sua escolha seja por uma plataforma de marketplace específica de seu nicho, estes pontos podem ser cruciais no sucesso de vendas da sua empresa.
Assim como para os sites segmentados, que já conhecemos, a parte do percentual de comissionamento pode ser o diferencial na escolha do marketplace.
Se você não conhece como o marketplace funciona, faça uma compra. Assim você terá a mesma experiência que o consumidor e poderá avaliar se ela irá atendê-lo.
Os outros serviços agregados são a integração de estoque, fornecedor e entrega ao cliente final.
Grandes marketplaces disponibilizam este serviço e ainda é possível ter acesso a este controle dentro da área de sellers (como são chamados os vendedores dentro das plataformas de marketplace).
O último ponto a considerar dentro da escolha de um marketplace é o checkout transparente, ou seja, a finalização da compra de forma clara e na mesma plataforma.
Este checkout não pode enviar o comprador para outros sites para verificar formas de pagamento e finalização da compra, pois gera desconfiança e até cancelamento da venda.
Conclusão
Portanto, para escolher qual a melhor plataforma de marketplace para seu negócio, recomendamos fazer uma lista das diferenças entre cada uma das que você considera melhor para seu nicho.
Sabemos que há nichos específicos, como o artesanato, e a variedade para este nicho é menor do que para produtos de tecnologia, por exemplo. No entanto, pense e não faça nenhuma escolha precipitada, pois isso pode acarretar prejuízos e problemas futuros.
Quer entrar no mundo do e-commerce e não sabe como?
A Wave Lojas Virtuais tem a solução que se encaixa no seu perfil. Atuamos com plataformas de marketplace, varejo e atacado.
Todas as soluções contam com suporte de implantação, sistema de controle de todo seu e-commerce e ainda com blog e redes sociais inclusos, para você se aproximar mais de seus clientes com dicas relevantes, informações, lançamentos e muito mais.
Entre em contato com Wave Lojas Virtuais.
CLIQUE AQUI e se inscreva na primeira Maratona de Marketplace do Brasil e saiba tudo sobre Marketplace.