À primeira vista, ESG para empresas online não parece ser muito difícil ou complicado não é? A sigla anda tão em evidência nos últimos anos que, mesmo para empresas como lojas online ela é importante. Mas você sabe o que quer dizer ESG? Vamos explicar para você praticar em seu negócio virtual. O que é ESG? É uma sigla em inglês da abreviação de environmental, social and governance . Em português fica como boas práticas ambientais, sociais e de governança. Ou seja, o propósito da sigla, que surgiu em um documento da ONU, de 2004, é que as empresas que aderirem, sejam mais responsáveis com a natureza, a sociedade onde estão inseridas e tenham uma governança adequada. Portanto, cada letra tem suas pautas, como veremos a seguir: E: em português é o ambiental, onde as empresas precisam se preocupar com temas como aquecimento global, emissão de gases, eficiência energética e outras demandas que estão no noticiário atual; S: de social tanto em inglês como em português. A companhia que atua com ESG precisa se preocupar com a sociedade nas pautas como direitos humanos, leis trabalhistas, diversidade de equipe, proteção e privacidade de dados, satisfação do cliente, etc; G: é governança, onde podemos citar assuntos que tenham relevância para a estrutura da empresa como comitê de auditoria, relação entre a entidade, governo e política, condução da corporação e canal de denúncias, por exemplo. Percebeu que temas que são populares como o Acordo de Paris e a COP26 estão dentro do ESG? Por que o ESG se tornou importante? O tema, dentro do mundo corporativo, não era tão relevante até 2020. Mas um fundo de investimentos, chamado Black Rock, disse que o dinheiro estava em empresas que atuavam dentro das regras da sigla e foi um boom no mercado. O uso das boas práticas cresceu tanto, em tão pouco tempo, que empresas que não aderirem às práticas do ESG estarão de fora do mercado em breve. Na Europa, segundo dados da PwC, 57% dos investimentos até 2025 estarão com corporações que usem o ESG. 77% dos investidores dizem, na mesma pesquisa, que não investirão em empresas que não atuam dentro das regras da sigla dentro de 2 anos. E como está o ESG no Brasil? Atualmente, o número de empresas que aderiram ao ESG ainda é pequeno. No entanto, os investimentos em 2020 em fundos ESG eram de R$ 700 milhões. Em relação a 2019, o valor de investimento foi triplicado, segundo a Anbima. Segundo Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global, existem fatores que fazem as empresas aderirem o ESG: Riscos fiscais; Sustentabilidade; Diversidade e regras antirracismo; Transparência dos dados e das iniciativas relacionadas ao ESG. E no e-commerce, como se aplica? O ESG é aplicado em todas as áreas do negócio, não importando se ele é online ou não. Mas, no caso de empresas que atuam virtualmente, o processo de compra acontecer em qualquer lugar, a distância de um botão, é preocupante para o consumo desenfreado. Ele é responsável pela poluição em geral, já que o consumo de plástico, papel e tecido sintético aumentou muito nas últimas décadas. No entanto, as empresas precisam pensar em como este consumo deve ser levado a sociedade, para que suas aquisições não sejam supérfluas ao ponto de prejudicarem o planeta. Na logística Nesta área importante para companhias online, uma forma de ajudar o meio ambiente é realizar entregas otimizadas, ou mesmo criar pontos de entrega e retirada, conhecidos pela sigla PUDOs. Com esta iniciativa, outros negócios viram pontos logísticos, que diminuem a emissão de gases poluentes e ainda ajudam estes parceiros logísticos a ter mais movimento e vendas, assim contribuindo com a economia local. Contudo, é importante pensar também na economia circular e trazer essa pauta para os clientes. O motivo é que as embalagens já deveriam retornar para a empresa, para que a companhia desse outro destino ou mesmo reciclá-la para utilização posterior. Existe um evento realizado pela Exame, chamado Melhores do ESG, que tem o intuito de premiar aqueles que pensam no ESG como parte de toda a cadeia no seu negócio. Não é um assunto fácil e simples de implementar, mas é importante ser divulgado, para que mais pessoas discutam e pensem em soluções. Deseja saber sobre outros temas na área da logística? Entre neste post* que falamos mais sobre logística para marketplaces. No social O pensamento do social é ter seus colaboradores e clientes seguros. Para os funcionários a segurança e saúde no local de trabalho devem ser pontos prioritários. No caso dos clientes, mas que também cabe aos trabalhadores do e-commerce, é a segurança e privacidade dos dados, que já informamos anteriormente. A LGPD veio para auxiliar neste assunto, por isso as empresas de e-commerce têm que priorizar este ponto da cadeia social. Não podemos esquecer da diversidade, que incluímos a de gênero. O número de empreendedoras é maior do que o de empreendedores, mas elas ainda não têm muito espaço em cargos de liderança, mesmo em corporações já consolidadas no mercado do marketplace, por exemplo. Portanto, a diversidade é também relevante, para que as companhias no e-commerce tenham seu espaço garantido no mundo do ESG. Como saber quais empresas aderiram ao ESG? Ainda não há um órgão ou entidade oficial que verifique estes dados. Em contrapartida, há algumas formas de verificar quem já aderiu ao projeto ESG. Sites de avaliação como MSCI ESG , o Su stainalytics e o Refinitiv ESG fazem verificação baseados em notícias, relatórios de sustentabilidade e informações de ONGs. A bolsa de valores tem dois índices: Em 2020 lançaram o indexador do ESG; Desde 2005 existe o ISE que mede a sustentabilidade das empresas; O ISE não quer dizer que as 39 empresas dentro deste índice têm práticas do ESG. No entanto, é uma forma de conhecer empresas que já se preocupam com a sustentabilidade. Conclusão Informamos que o ESG é a mais nova tendência de mercado que vai ministrar onde o dinheiro vai. Com as preocupações do mercado global com políticas de sustentabilidade, meio ambiente, diversidades de pessoas nas empresas e governança com práticas dentro das leis e regras de boa gestão, este não será o único texto que lerá sobre o assunto. Apesar de pensarmos que os negócios virtuais já são sustentáveis por estarem online, percebemos que seus impactos são tão grandes quanto outros negócios. Portanto, mesmo uma empresa estando na internet, ela precisa se conscientizar sobre os desafios do ESG e implementá-los em sua organização. Confira um trecho da Maratona Marketplace sobre ESG O conteúdo desse post foi baseado na Maratona Marketplace , um evento de três dias que ocorreu em Outubro de 2021. Para saber mais e baixar o E-BOOK EXCLUSIVO SOBRE MARKETPLACES , clique aqui.